Junto do parque de estacionamento do Poço do Inferno existe um painel informativo acerca deste percurso de canyoning e a sinalética que indica o seu ponto de início. Na ponte de madeira que se encontra na entrada do percurso, caminha-se 50 metros até ao primeiro rapel de 8 metros. Feito o rapel, progredir pela ribeira durante cerca de 90 metros, onde surge novo rapel de 12 metros. Pode-se interromper a meio e fazer um pequeno salto ou tobogã para a piscina (não tem muita profundidade, verificar sempre).
Após cerca de 30 metros, chegada ao Poço do Inferno, onde existe um rapel com 18 metros de altura. Também possibilita um rapel guiado e no final existem pequenos saltos de 1 a 2 metros que podem ser feitos. Continuar com o destrepe fácil, mas escorregadio, até ao salto junto à ponte, havendo várias alturas possíveis, entre 1 a 4 metros (verificar sempre a piscina, pois não é muito profunda).
Esta zona é ideal para o reforço alimentar, para quem percorrer toda a ribeira. No caso de fazer apenas o sector «Ribeira de Leandres Superior» este é o local de término e se for o «Ribeira de Leandres Inferior» este é o local de início.
Imediatamente a seguir à ponte, novo rapel com 10 metros de altura. Continuar cerca de 100 metros e fazer um rapel de 6,5 metros, com recurso a corda, e logo após isso, um rapel com 13 metros. Fácil progressão durante 70 metros, até chegar a um destrepe um pouco técnico em que não é necessário recurso a corda. Depois de caminhar 50 metros, novo rapel de 12 metros. Após 40 metros entra-se na parte mais técnica da ribeira com dois ressaltos vencidos com um rapel de 9 metros e outro de 9 metros suspenso.
Depois de efetuar uma pequena progressão, novo rapel com 25 metros. Continuar até pequeno salto, entre 2 a 3 metros de altura, onde deve verificar sempre a piscina, que é muito pouco profunda.
Depois de progredir por mais 50 metros, aparece a ponte onde termina o canyoning.
Saída: Seguir pela estrada à esquerda, até encontrar as marcações do PR2 «Rota do Javali», no sentido ascendente, em direção ao Poço do Inferno, por 1km, até chegar ao local onde as viaturas ficaram estacionadas no início da atividade.
Possibilidade de dividir o canyoning em dois setores
«Ribeira de Leandres Superior»: para participantes menos experientes e de iniciação na modalidade.
«Ribeira de Leandres Inferior»: para grupos mais experientes, visto ser mais extenso e técnico.
Esta divisão permite tornar o canyoning menos extenso, adequando-se a diferentes exigências físicas.