Igreja de Santa Maria
A Igreja Matriz de Santa Maria construída entre 1336 e 1338 era a que gozava, outrora, de certas preferências e privilégios, sendo por esse motivo visitada em primeiro lugar, tanto pelos prelados, como pelos visitantes eclesiásticos. Foi restaurada entre o século XVII e XVIII e posteriormente em 1935
Igreja de São Pedro
A edificação primitiva da Igreja de São Pedro perde-se no passado. Até agora apenas se sabe, sem precisão de datas, que a sua construção é posterior à Igreja de Santa Maria, também no século XIV. A primeira menção da Igreja de São Pedro data de documento de 01 de Julho de 1449.
Igreja da Misericórdia
No local onde se encontra actualmente a Igreja da Misericórdia, construída entre 1685 e 1688, era outrora a Capela de São João Baptista (1260). Portanto, consideram-se as hipóteses de que a Igreja da Misericórdia, seja uma das mais antigas de Manteigas e de que esta possa ter sido sede da paróquia, suposição posta em evidência pelo facto de esta se situar na zona antiga da Vila, local onde terá irradiado o seu crescimento e desenvolvimento.
Igreja de Sameiro
A construção da Igreja de São João Batista em Sameiro deve datar dos princípios do século XVIII….
Igreja de Vale de Amoreira
É uma igreja recente dedicada à Nossa Senhora da Anunciação, Padroeira da Freguesia, que data de 1992
Casa das Obras
A Casa das Obras é um Solar classificado como Imóvel de Interesse Público. Foi mandado construir por João Teodoro Saraiva Fragoso (Juíz Desembargador da Relação do Porto e Capitão-Mor de Manteigas) e sua mulher, Ana Gertrudes Portugal da Silveira Valis de Verona entre 1770 e 1825. Permanece na família há quase três séculos e continua a ser ocupada pelos seus descendentes, que mantêm a sua tradição.